O que levou os europeus a realizar as Grandes Navegações?

As Grandes Navegações foi um período dos séculos XV e XVI, em que os navegantes da Europa arriscaram suas vidas para descobrir novas terras, aumentar suas riquezas e buscar especiarias na Índia.
Eles usavam muitos instrumentos de orientação como o quadrante, o astrolábio, a balestilha, a bússola e os mapas. As embarcações usadas eram as caravelas, as naus e os galeões.
Eles tinham muitos medos. Alguns deles eram: mar tenebroso, terra plana, monstros terrestres, sereias e serpentes. As condições das viagens não eram boas pois tinham muitas doenças graves e contagiosas como o escorbuto, o cólera, as verminoses, diarreia e febre amarela, provocadas pela falta de higiene, presença de animais, falta de alimento rico em vitamina c e a pouca quantidade de alimento.
A maioria da tripulação nunca tinha saído das vilas que nasceram e, portanto, tinham pouca experiência. E agora você pode estar se perguntando: por que eles navegavam?
E a resposta, meu caro, é que eles navegavam para buscar ouro, especiarias, e encontrar terras novas e aumentar seus domínios. Tinha até uma frase: ”Navegar é preciso, viver não é preciso”.
As especiarias, muito valiosas e caras na época, só existiam nas India e é para lá que todos queriam ir. Quando Pedro Álvares Cabral comandou a esquadra que tomou posse das terras do Brasil, em 1500, seguiram depois para as Índias em busca das famosas ESPECIARIAS.

Texto coletivo do 4º ano


quarta-feira, 13 de junho de 2012

Cristovão Colombo

          Cristovão Colombo era filho de Domenico Colombo e Susana Fontanarubea. Nasceu em Gênova, na Itália, em 1451.
         Em 1492, financiado pelo rei da Espanha, esse genovês tinha o objetivo de contornar a Terra e chegar às Índias, mas chegou  a  um novo continente, até então desconhecido, pensando ter chegado às Índias.
        Anos mais tarde outro navegador, Américo Vespúcio descobriu seu engano e, assim, o novo continente passou a chamar-se América.

Cristóvão Colombo por Alexandre Del Raso Filho

Cristóvão Colombo por Elis Teixeira Santana

Cristóvão Colombo por Lucas Mota de Carvalho

Cristóvão Colombo por Sofia Mendes Carvalho Santos

Esquema coletivo


Vasco da Gama


          Vasco da Gama Berbequim, nasceu em 25 de Dezembro de 1469, na cidade de Sines. O seu pai, Estevão da Gama, era cavaleiro da  casa de D. Fernando de Portugal e sua mãe era Isabel Sodré. Vasco da Gama foi um navegador e explorador português.

Suas Viagens:
  
        D. Manuel I rei de Portugal confiou a Vasco da Gama  o cargo de capitão-mor, que a 8 de julho de 1497, partiu de Lisboa comandando a frota que iria descobrir o caminho marítimo para as Índias. Após atingir a costa atual de Serra Leoa, Vasco da Gama desviou-se para o Sul em mar aberto, cruzando a linha do Equador. Em 18 de Novembro dobrou o Cabo da Boa Esperança.
       Em 20 de Maio de 1498 chegou a Calicute na Índia onde foi recebido pelo Samorim (rei de Calicute). Em 1502 fez uma 2ª viagem a Índia. Fez aliança com os reis Cochin e Canano, onde instalou feitorias. Chegou a Lisboa com uma carga de especiarias. Em 1524 fez uma 3ª viagem a Índia, com o título de Conde Vediguera e recebeu também na Índia o título de vice-rei. Sua morte ocorreu em 24 de Dezembro de 1524 em Cochim na Índia.


Vasco da Gama por Alice Dantas de Almeida Bastos

Vasco da Gama por Beatriz Serra Danza

Vasco da Gama por João Pedro Savastano Bispo

Bartolomeu Dias


          Em 1498, o navegador português Bartolomeu Dias, contornou o Cabo das Tormentas, no extremo Sul da África, batizado depois de Cabo da Boa Esperança. Ele tinha ordens de explorar o litoral africano e encontrar uma rota para as Índias.
        Em 1488, Bartolomeu Dias e sua esquadra partiram para o oceano, que era muito perigoso: afundava os navios e, por isso, era chamado de mar tenebroso.
          Em 1500 Pedro Álvares Cabral partiu com uma esquadra e Bartolomeu Dias estava lá, com seu irmão, Diogo Dias. Naquela mesma viagem, morreu em um naufrágio. Bartolomeu Dias era um dos navegadores mais experiente da época das grandes navegações, por isso fez parte da esquadra de Cabral.
       Nasceu no dia 29 de maio em 1450, em Mirandela, Portugal e morreu em 1500. Ele tinha parentes como que também participaram das navegações.
       Ele também descobriu o cabo das agulhas, o ponto mais ao sul do continente. Ele estudava matemática e astronomia na universidade de Lisboa.

Bartolomeu Dias por Andressa Barreto Santos Miranda

Bartolomeu Dias por Gabriel Bragagnolo Dourado

Bartolomeu Dias por Gustavo Gerson Costa Muniz

Bartolomeu Dias por Luca Carvalho de Castro