O que levou os europeus a realizar as Grandes Navegações?

As Grandes Navegações foi um período dos séculos XV e XVI, em que os navegantes da Europa arriscaram suas vidas para descobrir novas terras, aumentar suas riquezas e buscar especiarias na Índia.
Eles usavam muitos instrumentos de orientação como o quadrante, o astrolábio, a balestilha, a bússola e os mapas. As embarcações usadas eram as caravelas, as naus e os galeões.
Eles tinham muitos medos. Alguns deles eram: mar tenebroso, terra plana, monstros terrestres, sereias e serpentes. As condições das viagens não eram boas pois tinham muitas doenças graves e contagiosas como o escorbuto, o cólera, as verminoses, diarreia e febre amarela, provocadas pela falta de higiene, presença de animais, falta de alimento rico em vitamina c e a pouca quantidade de alimento.
A maioria da tripulação nunca tinha saído das vilas que nasceram e, portanto, tinham pouca experiência. E agora você pode estar se perguntando: por que eles navegavam?
E a resposta, meu caro, é que eles navegavam para buscar ouro, especiarias, e encontrar terras novas e aumentar seus domínios. Tinha até uma frase: ”Navegar é preciso, viver não é preciso”.
As especiarias, muito valiosas e caras na época, só existiam nas India e é para lá que todos queriam ir. Quando Pedro Álvares Cabral comandou a esquadra que tomou posse das terras do Brasil, em 1500, seguiram depois para as Índias em busca das famosas ESPECIARIAS.

Texto coletivo do 4º ano


quarta-feira, 13 de junho de 2012

Esquema coletivo


Nenhum comentário:

Postar um comentário